TDV – Tempo Disponível para Venda

TDV – Tempo Disponível para Venda

A Moving Market não tem a pretensão de trazer um terrorismo intelectual nesse nosso bate papo. O que falaremos aqui não são verdades absolutas e nem fórmulas mágicas de sucesso, é a visão e opinião da Moving sobre um tema no qual trabalhamos e temos alcançado resultados nos clientes que atendemos.

O Tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…

O nosso artigo não é sobre o belo poema de Mário Quintana, mas sim sobre o tempo de vendas. O gênero textual descrito por Quintana é um plano de fundo sobre uma questão que escuto constantemente dos vendedores: “não estou tendo tempo para alcançar os meus resultados”.

O tempo não irá mudar, até então temos 24 horas para viver por dia, a não ser que tenhamos uma tecnologia que permita as pessoas utilizarem em um mesmo dia mais de 24 horas.

Os vendedores não trabalham o seu TDV – Tempo disponível para vendas. Quando analisamos a capacidade produtiva de um profissional, identificamos lacunas ociosas que poderiam ser revertidas em atitudes em busca de novos negócios.

A Meetime empresa de soluções em ferramentas para inside sale, na edição de 2018 do mapeamento sobre essa modalidade de vendas demostrou que as empresas fazem em média cinco tentativas de contato antes de desistir de um lead. Nesse mesmo mapeamento, o diagnóstico deles retrata que as empresas brasileiras ( time de vendas ) demoram para fazer contato com um lead e desistem relativamente rápido desse potencial cliente.

 

A atividade principal para uma empresa conquistar clientes é através da prospecção e captação de leads. Existem inúmeras ferramentas e metodologias para essa rotina acontecer, mas o principal fator é o tempo disponível em busca de novos negócios. O Consultor comercial Lauro Santana da Unimed Federação MG, desenvolveu um quadro com uma rotina básica para um vendedor.

 

Se observamos mais de 80% do tempo desse profissional está direcionado a buscar novos negócios. Em um mundo repleto de mudanças o vendedor que não reorganizar a sua mente em relação o seu processo de vendas ficará esquecido ou fora do mercado.

Pense ai qual o seu TDV?

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