O livro de Provérbios no Antigo Testamento, elucidou uma mulher com um valor superior ao de diamantes. A nova série do Moving Market, irá homenageá-las. O tema desta série falará sobre a Mulher de Valor.
Como podemos definir uma mulher de valor? quais as características são colocadas para essa mulher? o conceito bíblico que coloca um valor superior ao de diamantes, define uma mulher de valor.
Esse valor não é monetário, mas sim o valor da mulher e, principalmente, o seu valor no mercado de trabalho.
A participação da mulher no mercado de trabalho no Brasil foi destaque nos últimos anos. Em 2007 a presença feminina representava 40,8% do mercado formal. Já a partir de 2016, esse número subiu para 44%. Mesmo com esse crescimento constante, as mulheres ainda enfrentam alguns desafios, como:
1 – Salários menores
2 – Cargos de liderança ocupados na sua maioria por homens
3 – Preferência para homens nas oportunidades de promoção
4 – Pré-conceito em relação as habilidades e competências
5 – Assédios por parte de clientes e lideranças masculinas
Na contramão destes desafios, existem exemplos de organizações que se preocupam com a igualdade no seu quadro de funcionários. A Monsanto, por exemplo, tem um Comitê de Liderança Feminina, como é o caso das oportunidades de carreira para as mulheres na organização, o equilíbrio de vida pessoal e profissional e a segurança das mulheres nas diversas situações e locais de atuação da organização.
A Avon tem tradição de valorizar a mulher, dando a ela uma posição especial. A empresa tem programas exemplares para incentivar as mulheres a aproveitar os seus postos de liderança.
Dentro da organização, homens e mulheres recebem o mesmo salário para as funções, os horários são flexíveis e há a possibilidade de trabalhar em casa. Isso pode ser percebido na representatividade. Sabe-se que, do total de colaboradores da Avon, 62% são mulheres.
As duas classes são bons exemplos de como podem ajudar na formação de uma cultura de igualdade, onde os profissionais são avaliados pelo seu CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) e não pela sua cor, seu sexo, o local que reside e suas origens. As empresas que têm seu DNA uma capacidade de se empoderar como mulheres, saem na frente e conquistam seus funcionários.
Todas as Terças e Quintas um novo texto da série Mulher de Valor.
Abraços