Liderança Comercial – A Arte de Conduzir uma Equipe

Liderança Comercial – A Arte de Conduzir uma Equipe

Liderança é um tema extremamente atual e ao mesmo tempo repleto de conceitos e perspectivas de novas formas de liderar. O conteúdo desse artigo não aborda técnicas, mas procura levar aos leitores a compreensão sobre a arte de conduzir uma equipe. A arte pressupõe a sensibilidade para ultrapassar o óbvio, as características para transcender e ultrapassar aquilo que já foi criado e determinado. O objetivo desse artigo é provocar nos leitores o que chamo de gatilhos para inovar.

Para vender mais e melhor é necessário reinventar a roda, e duas perguntas são fundamentais nesse processo de “reInovar”: O que é preciso para formar um grande líder? O que é preciso para construir uma equipe duradoura?

Jorge Paulo Lemann um dos principais nomes no cenário empresarial do Brasil e do Mundo costuma dizer que gente boa com o estímulo correto, faz uma diferença extraordinária, porém tenho percebido uma lacuna entre líderes e suas equipes e viceversa. A liderança questiona que faltam mais pessoas engajadas e comprometidas, os liderados por sua vez dizem que seus líderes não sabem conduzir o negócio de uma maneira perene e estimulante.

Roselinde Torres especialista em Liderança da BCG, em seu TED Talk apresentou três perguntas que todo líder deve responder para corrigir a sua rota perante os desafios que os negócios apresentam:

1 – Para aonde você está olhando quando o assunto é antecipar mudanças? A resposta dessa pergunta, pode ser  respondida quando o líder olha na sua agenda. Quais compromissos você tem estabelecido, o que você está lendo, para aonde tem viajado, com quem tem conversado e se relacionado.

2 – Qual a variedade da sua rede de suporte pessoal e profissional? Você tem aperfeiçoado suas habilidades para desenvolver relações com pessoas diferentes que tenham pensamentos políticos, econômicos, religiosos opostos ao seus, porém existe a possibilidade de criar conexões e conduzi-las ao objetivo comum.

3 – Você é corajoso o bastante para abandonar uma prática que o fez bem sucedido no passado? Líderes que querem engajar uma equipe, ousam ser diferentes e estão dispostos a correr riscos.

Essas três perguntas provocaram em mim a ideia de desenvolver a tríade de um líder. A Figura ilustra esse pensamento de como um líder deve inovar a sua obra para conseguir engajar a sua equipe com intuito de vender mais e melhor.

Gestão: Capacidade de alcançar resultados através dos conhecimentos e habilidades da sua equipe;
Envolvimento: Capacidade de inspirar, motivar e animar a sua equipe;
Controle: Capacidade de acompanhar e atuar na melhoria dos indicadores de resultado da sua equipe;

Na introdução desse artigo disse que o objetivo do conteúdo aqui escrito era despertar gatilhos para inovar, a tríade não apresenta palavras desconhecidas do público, mas sim informações que podem produzir impactos positivos dentro de uma equipe se o líder conseguir aplica-las. Não existem fórmulas de sucesso, cada pessoa tem a possibilidade de ultrapassar o óbvio e escrever a sua grande sacada para vender mais e melhor.

Líderes, se vocês não existissem que falta fariam para a sua equipe?

Leave Comment