Manter uma equipe de vendas focada e com a performance em constante ascendência é um enorme desafio para as organizações. Em razão disso as empresas começaram a buscar novas técnicas de aprendizagem com objetivo de melhorar o seu resultado.
A gamificação das vendas surgiu com esse intuito, além dela atrair as pessoas, a sua metodologia traz resultados para as organizações e melhora o ambiente de negócio.
Mas afinal de contas, o que é Gamificação?
A palavra é originária do termo em inglês “gamification” que se trata do uso de técnicas de jogos para estimular as pessoas por intermédio de desafios e ganho de bonificações.
Como o jogo funciona?
Esqueçam aquela complexidade e intermináveis instruções para aplicar a gamificação na sua empresa. O cenário para o funcionamento desse tipo de treinamento é simples e exige somente uma escolha prévia da situação que será trabalhada.
- Simulação: estabelecer circunstâncias reais do cotidiano das vendas para que os envolvidos possam definir como agir ou reagir
- Inovação: estimular os participantes a criar uma nova forma de atuação dentro do cenário de vendas atual
- Ambiente ideal: a partir de um cenário pé definido os participantes devem construir o ambiente ideal para vendas
Vantagens da Gamificação
- Engajar pessoas:
- maior capacidade na absorção do conhecimento (uso de teoria e prática simultaneamente)
- senso de autonomia
- senso de dono da situação e participante na criação de soluções
- Resolver problemas:
- aplicação de ideias em tempo real
- despertar de novos gênios e intraempreendedores
- estimula o comportamento dos participantes em prol da melhoria dos resultados
- Melhorar o aprendizado:
- interesse por treinamentos e capacitação aumentam
- feedback em tempo real
- desenvolvimento do senso crítico
A gamificação também estimula a curiosidade e consequentemente a conexão de ideias na busca pelo aprendizado contínuo. Sua base é despertar nos participantes a qualificação na busca pelo novo, em olhar além das fronteiras estabelecidas pelas suas próprias concepções.
Como você percebeu a gamificação é uma realidade desse novo mercado quando o assunto é capacitação e desenvolvimento de equipes. Implantar essa metodologia é uma forma de engajar e melhorar os seus resultados.
A Moving Market é a parceira ideal nesse processo, navegue pelo nosso site e entenda como podemos ajuda-lo a repensar o seu mercado e melhorar o desempenho da sua equipe comercial.