O Brasil passa por um momento de colapso que não começou ao final da copa de 2014, essa desordem é resultado da somatória dos inúmeros erros do passado e do presente que nos fez chegar no ponto que estamos hoje. O empreendedor Flávio Augusto, autor da frase que dá título a esse artigo diz que nesse momento as cartas do jogo mudam de mãos, a crise se torna ameaças para alguns e oportunidades para outros.
A clássica frase em tempos de crise, crie não é um jargão de autoajuda é uma realidade para aqueles que querem manter-se ativos e lembrados na cabeça do seu cliente.
A palavra crise dentre os seus inúmeros significados pode ser definida como: momento de manifestação ou mudança brusca em um processo, é um período de desordem acompanhado de busca penosa de uma solução.
Um cenário adverso evidencia que para qualquer definição de estratégia existem duas situações, denominadas: incontroláveis e controláveis.
- Incontroláveis: taxa de câmbio, inflação, jogo político, bolsa de valores;
- Controláveis: aumentar o número de prospecções, aprimorar as minhas habilidades técnicas e comportamentais, reduzir o tempo para realizar follow-up, melhorar o gerenciamento do meu funil de vendas;
Percebam que qualquer estratégia é importante observar as situações incontroláveis, porém o foco para atropelar a crise encontra-se nas ações de melhoria das variáveis que estão sobre o meu controle.
Um excelente exemplo dessa situação é a entrada do Uber no mercado de transporte brasileiro. A sua chegada foi totalmente baseada nas ações controláveis: recrutamento de prestadores de serviço, modelo de pagamento, agregando valor para o seu cliente. As situações incontroláveis como autorizar ou não o serviço no pais não depende da empresa, ela preocupa, mas mantém uma estratégia voltada para aquilo que é possível controlar e melhorar a sua atuação no seu mercado.
Em tempos de desordem, a palavra de ordem para qualquer profissional de vendas é manter-se ativo, seguindo não uma fórmula mágica para prosperar em tempos de crise, mas três regras básicas que fazem parte de um processo voltado para uma gestão da crise.
- Desenvolvimento de atendimento enxuto: atender o seu cliente com máxima eficácia, bloqueando todo e qualquer objeção, mantendo uma postura realista em relação ao cenário de crise, porém levando ao seu potencial comprador uma visão ampliada das possibilidades que o seu serviço pode oferecer;
- Orientado para o cliente: desenvolva a sua argumentação centralizando as suas ofertas ao grau de expectativa e necessidade do cliente;
- Mude o MindSet: o termo significa mente configurada ou configuração da mente, apresente para o seu cliente a situação atual dele sem o seu serviço e qual o cenário possível que será alcançado quando ele efetivar a compra.
Qual a sua decisão, Participar ou não Participar dessa Crise?