O Bate papo de hoje é com Flávia Gamonar, instrutora oficial do Linkedin e Top Voice. Flávia é multifacetada quando o assunto é produção de conteúdo. Ministra cursos, oficinas, palestras e aulas sobre os temas: Facebook Workplace, Linkedin, Employer Branding, Employer Advocacy.
Flávia é especialista em Linkedin, em 2015 começou a produzir artigos na rede, que agora impactam quase 1 milhão de pessoas.
Confira o bate-papo.
1 – O que não pode faltar em um perfil no linkedin?
R: O básico é uma boa foto, o nome, o título, o resumo sobre a sua trajetória e história, uma experiência profissional e o nível acadêmico, ao menos 5 competências e dados de contato. Assim você garante um perfil básico, mas além disso há mais a configurar. Quanto mais completo, melhor. E usar ao menos 3x por semana, interagindo com pessoas e grupos e criando conteúdo por meio de artigos, vídeos e posts.
2 – Quais as características dos perfis TOP Voice do linkedin?
R: a lista top voices é uma seleção anual de usuários que se destacaram criando conteúdo na rede, feita pelo time editorial do LinkedIn de acordo com critérios que eles mesmos divulgam a cada seleção. São pessoas que usaram bem seus perfis criando artigos, vídeos e/ou posts interessantes, que mostraram suas ideias e sua voz.
3 – Você tem uma grande experiência na produção de conteúdo, uma vez que é uma autoridade no assunto. Hoje quem tem um perfil no Linkedin é imprescindível com a intenção de divulgar e ganhar notoriedade?
R: Sim, não basta ter apenas um perfil, é preciso se mexer e ser relevante. Você pode divulgar que participou de um evento, por exemplo, isso é legal para sua imagem, mas para que não vire auto promoção pura, é legal contextualizar e dizer o que foi interessante naquele evento, o que aprendeu, etc. E em vídeos e artigos você pode compartilhar experiências profissionais e pessoais que ajudem outras pessoas, isso cria uma vitrine viva sobre você, expande seu currículo e o conecta a mais pessoas e oportunidades, ao mesmo tempo que reforça sua expertise no assunto.
4 – Qual a sua orientação para aqueles que querem produzir conteúdos mas não sabem por onde começar?
R: Primeiro é saber qual seu objetivo na rede. Por exemplo, se for gerar mais negócios, mapear assuntos relacionados ao seu produto e negócio e transformar isso em conteúdo relevante para o público-alvo.
5 – Com diversos temas convergindo no Brasil e no Mundo como ( politica, economia, carreira, tecnologia etc ) as pessoas querem de alguma forma expressar a sua visão, você considera o Linkedin uma rede para tratar somente de assuntos e conteúdos profissionais ou existe uma relação desses temas com a vida profissional das pessoas?
R: Eu acredito que podemos falar de vários assuntos, é uma rede social e não precisamos ser tão engessados falando estritamente de assuntos profissionais. A meu ver há sempre um gancho legal que podemos dar e conectar ao mundo do trabalho, sem deixar de falar da vida pessoal e das coisas que acontecem no dia a dia e ensinam pessoas. Ninguém é apenas profissional. Mas uma boa dica é encontrar o que lhe torna única e usar isso em seus conteúdos, uma história pessoal, uma missão, um aprendizado…