Série Vendas na Era da Economia da Intenção
Para fechar com chave de ouro a série vendas na era da economia da intenção, convidamos Douglas Gomides para um bate papo sobre o papel do marketing nesse cenário onde o “poder” está nas mãos dos clientes.
Douglas Gomides é fundador do movimento OQMM (O que Move o Marketing), especialista em Buzz Marketing, Mídias Sociais, Mentor em Marketing Médico, Social Selling, Professor de Marketing Digital no Ibmec, Canal Descomplica e Infnet.
Confira o bate papo:
1 ) A série vendas na era da economia da intenção, está baseada no livro do autor Doc Searls ( A economia da intenção ) o mercado sob a perspectiva de clientes independentes, fortalecidos e conscientes. Searls é um especialista em comportamento digital. Na sua jornada dentro dessa área, qual a sua orientação na hora de definir uma estratégia de marketing para uma empresa?
R: A primeira orientação é: Busque entender como o mercado se comporta. Estude concorrentes. Analise o que já é feito. Muita gente já errou demais para estar acertando agora. Depois comece a entender a jornada de compra do seu usuário e veja aonde você pode produzir um conteúdo que irá auxiliá-lo. Depois disso, você deve começar a pensar sim em mídias sociais, em canais. Lembre-se que antes de tudo o planejamento é essencial.
2) Você é o fundador de um movimento que considero “fora da curva” quando o assunto é marketing. O que Move o Marketing Professor?
R: O que move o marketing são as pessoas. Pessoas que geram valor, pessoas que cria empresas, pessoas que criam propósito. Se você não dá atenção para as pessoas, o seu negócio, infelizmente não tem um bom futuro.
3) Para você como as empresas devem se portar na era da economia da intenção?
R: A produção de conteúdo de qualidade faz toda diferença. As pessoas vão ajudar quem está disposto a ajuda-la. É mais que uma relação de compra e venda. É uma relação de amizade.
4) Quais são as habilidades essências para um profissional de Marketing nessa economia da intenção?
R: Ser social. Essa é habilidade geral para todo profissional. Empatia é figura-chave atualmente
5) A sua especialidade é capacitar pessoas e organizações para alcançar todo potencial que as mídias sociais podem gerar no que tange relacionamento e aumento de vendas, qual o diagnóstico recorrente que você encontra nas empresas que contratam o seu serviço?
R: Muitas pessoas tem ferramentas, porém não sabem como usá-las. Ou se sabem, sabem pouco e não sabem criar estratégias com elas. O marketing é muito mais que um curso ou que uma estratégia. Marketing é movimento de errar e aprender a todo momento. Isso tem que ficar claro.