Hoje no terceiro capítulo da nossa serie sobre habilidades, competências e clima organizacional com o tema Preparação de equipe. O nosso papel é ajudar as organizações e as pessoas a repensarem o seu modelo de desenvolvimento e capacitação de equipes, dessa forma não somos terroristas intelectuais com fórmulas e visões únicas de sucesso. Pelo contrário, traremos aqui uma visão objetiva sobre clientes atendidos pela Moving Market que tiveram o chamado sucesso dentro do seu cenário de atuação.
O título desse artigo dá a impressão que teremos uma receita de como preparar uma equipe de trabalho. Pode ser que a sua expectativa seja essa, ler aqui um guia com as dez dicas infalíveis de sucesso para preparar uma equipe.
Não acreditamos em fórmulas e receitas de sucesso, porque as pessoas são únicas os mercados são cíclicos e os clientes em constante transformação. Existe uma obviedade que para cada tipo de negócio haverá um tipo de equipe, mas existem exemplos de preparação de equipes que podem fornecer insightpara você.
Zappos
- Primeira etapa processo seletivo tradicional: divulgação de vagas, seleção dos currículos, entrevistas, testes profissiográficos e contratação.
- Segunda etapa: Durante as duas primeiras semanas os contratados ficam na linha de frente atendendo clientes. A ideia é que todos da empresa precisam entender a importância do cliente para o negócio e para isso precisam saber atende-los e entende-los.
- Terceira etapa: imersão durante duas semanas no processo cultura da empresa
- Quarta etapa: ofertam um salário considerável convidando o contratado a se demitir. A lógica dessa proposta é saber se o funcionário realmente tem o DNA da empresa ou se está ali em função da grana. Dados da própria Zappos menos de 1% aceitam essa oferta.
Apple
A cultura deles diz que a sua equipe não está focada em vender coisas, estão focados em construir relações e em tentar melhorar a vida das pessoas.
- Liberdade criativa: as pessoas têm liberdade para criar mais do que qualquer outra empresa eletrônica.
- Atmosfera de trabalho com vento favorável: colegas de trabalho bem-humorados, brilhantes, descontraídos. Escritórios modernos, espaçosos e bonitos. Tudo isso para tornar o ambiente prazeroso.
- Paixão pelos produtos: há uma devoção pelos produtos e atenção minuciosa aos detalhes .
- Processo de contratação: contratam por atitudes e não por aptidões
- Característica fundamental dos funcionários: destemidos, pessoas que tomam as coisas para si.
- Avaliações online de competências interpessoais: investigar características, como o candidato trabalha em equipe, seu nível de curiosidade com objetivo de fornecer um panorama mais completo no início do processo.
- Dinâmicas de trabalhos: atividades reais onde os candidatos recebem um “salário” para executar a proposta, isso permite uma observação das competências em ação.
- Entrevistas informais: geralmente em um almoço, jantar ou até um happy hour para observar detalhes da personalidade do candidato.
- Avaliações com realidade virtual: simulados em ambientes 3D ou utilizando óculos de RV para testar as competências de modo padronizado.
- Entrevistas por vídeo: gravadas ou ao vivo, contribuem para atingir uma fonte de talentos maior em um curto espaço de tempo.
Como a sua empresa tem preparado o seu time? Os mecanismos utilizados continuam eficientes? Existe uma abertura para incrementar novidades e aprimorar a sua capacidade de preparação de equipes?
Continue acompanhando nosso blog, amanhã mais um post da série: clima organizacional, habilidades e competências.