#2de5 – Surfista Profissional Não Fica na Areia

#2de5 – Surfista Profissional Não Fica na Areia

Hoje o segundo capítulo da nossa serie sobre habilidades, competências e clima organizacional com o tema Surfista Profissional Não Fica na Areia. O nosso papel é ajudar as organizações e as pessoas a repensarem o seu modelo de desenvolvimento e capacitação de equipes, dessa forma não somos terroristas intelectuais com fórmulas e visões únicas de sucesso. Pelo contrário, traremos aqui uma visão objetiva sobre clientes atendidos pela Moving Market que tiveram o chamado sucesso dentro do seu cenário de atuação.

Em uma aula que fiz sobre empreendedorismo com o professor e futurista Tiago Mattos, ele nos disse uma frase que escutou em um curso realizado na escola sueca Hyper Island que o marcou. A frase que ele escutou dá o título desse nosso segundo capitulo da série sobre clima organizacional, competências e habilidades.

Um surfista profissional não fica na areia. Essa afirmação traz uma excelente reflexão sobre habilidades e competências. Fiquei refletindo e pensando sobre a diferença de um surfista profissional para um amador.

O surfista profissional

Características:

  • Em busca da onda perfeita: Chega na praia bem cedo e só vai embora muito tarde, porque ele sabe que a onda “perfeita” poderá aparecer as 06 da manhã ou as 18 horas.
  • Estratégia: ele busca estudar e compreender as informações das previsões de ondas e os surfistas que vão competir no mesmo campeonato.
  • Treinamento constante: ele sabe que só vai aprender no mar, não adianta treinar na areia se a competição acontece na água.

O surfista amador

Características:

  • Em busca da onda perfeita: chega na praia as dez da manhã, depois de uma noitada em um bom luau, fica mais de duas horas passando parafina na prancha e por volta das 12:30 ele vai para o mar.
  • Estratégia: geralmente não tem, quando ele vai realizar um cutback por exemplo (manobra que um surfista realiza na direção contrária da sua base formando um S), a dele forma um L.
  • Treinamento constante: nenhuma preocupação com a sua preparação, o seu negócio é cair na água com a prancha e tentar surfar.

Quando trazemos essa analogia do surfista profissional para o mundo dos negócios podemos nos perguntar que tipo de surfista eu sou? Será que estou no mar ( mercado ) vivenciando as oportunidades e ameaças, escutando meus clientes, aprendendo coisas novas, reinventando minha forma de atuar e querendo sempre mais e melhor; ou será que estou na areia ( dentro do escritório ), cheio de relatórios que não me dizem nada, olhando para o passado querendo prever o futuro, sem dar a mínima para o que os meus clientes dizem, não estudo, não me atualizo e tenho a certeza que a minha sabedoria já basta.

A sua organização pretende surfar no mar ou na areia?

Continue acompanhando nosso blog, amanhã mais um post da série: clima organizacional, habilidades e competências.

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